top of page

O que fazer com o ar-condicionado velho

Os aparelhos split deixaram de ser um sinal de status para atrair cada vez mais usuários, principalmente os modelos hi-wall. Caíram no gosto popular, pois são silenciosos, econômicos e compactos. Assim, os antigos janeleiros, que já têm anos de trabalho, aos poucos vão sendo substituídos por equipamentos mais eficientes. Mas então o que fazer com o AC velho?

Decida qual será o fim!
A alternativa mais adotada é a venda do aparelho por valores simbólicos. Os preços variam conforme as condições de cada antiguidade, podendo até mesmo ser doado quando o equipamento estiver muito danificado. O momento da troca chega quando o ACj antigo não funciona mais ou então está com um problema que não vale a pena ser reparado. Em determinados casos, algumas unidades de ar podem ser submetidas ao procedimento de 
Retrofit. Mas isto só ocorre quando as partes elétricas e mecânicas ainda têm salvação ou estão em boas condições.

Cuidados com o descarte!
Você não pode transportar seu equipamento velho dentro do carro, pois ele possui fluidos refrigerantes que podem ocasionar vazamentos, explosões ou incêndios sem o devido manuseio. 
Chame um profissional técnico para que ele realize a retirada do fluido refrigerante com uma máquina recolhedora de gás. Esta reciclagem de fluidos garante segurança para o transporte do aparelho velho e também evita danos à camada de Ozônio, que são irreversíveis.

Para onde ele vai!
Por fim, é possível comercializar o ar condicionado velho com um técnico ou uma empresa de climatização. Os modelos básicos vão para profissionais da HVAC, onde são desmanchados para reutilização das peças. Geralmente, o restante da carcaça metálica vai para um ferro-velho. Se for uma raridade que você tem em casa, a divulgação pode ser feita pela internet em 
Fóruns específicos e levantar um valor diferenciado de colecionadores.

bottom of page